segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

Curitiba - Dicas de Passeios

    Em cidades grandes como Curitiba, não faltam passeios. Vários parques, atrações, lugares distintos - partindo de um bosque com uma Igreja Ortodoxa Ucraniana até um museu de arte e arquitetura moderna construído por Oscar Niemeyer - fazem de Curitiba uma cidade atemporal e diversificada.
    Uma vantagem em Curitiba é que grande parte das atrações é gratuita, pois engloba parques, bosques, etc.

Arena da Baixada - é o estádio do Atlético Paranaense. Um dos estádios mais modernos do Brasil, está sendo reformado para a copa de 2014. É possível fazer nele uma visita guiada, conhecendo cada parte do estádio.

Bosque do Papa João Paulo II - em homenagem à imigração polonesa, esse bosque foi inaugurado em 1979, e é uma reserva de mais de trezentas araucárias. A arquitetura das casas, como pode ser visto na foto ao lado, é tipicamente polonesa. Nesse bosque se encontra o Memorial da Imigração Polonesa.

Jardim Botânico - em seu estilo francês, o jardim botânico de Curitiba é considerado um dos mais bonitos do Brasil. A disposição do seu jardim é fantástica, além da imagem da estufam, ao fundo.

Ópera de Arame - esta é, talvez, um dos mais fantásticos pontos turísticos de Curitiba. Uma ópera inteira construída com tubos de aço e estruturas metálicas. Além do local do teatro, em si, já ser maravilhoso, ainda existe, ao lado, um lago artificial, que lhe dá um grande charme. Foi inaugurada em 92 e é aberta à visitação. Vale a pena ir.

Parque Tingui: dentro de um parque comum (com ciclovia, parque infantil etc.), existe um memorial ucraniano. Esse memorial, na verdade, é a réplica de uma Igreja Ortodoxa Ucraniana na cidade de São Miguel da Serra do Tigre.


Parque Barigui e Tanguá: no primeiro parque, o Rio Barigui foi represado a fim de formar uma represa, que hoje faz parte do parque. É um dos maiores parques de Curitiba. O segundo parque também faz parte da bacia de preservação do rio Barigui.

Museu Oscar Niemeyer: a arte não restringe à parte interior do museu; a própria arquitetura, projetada por Niemeyer, já é, em si, uma obra de arte. Àqueles que se interessam por arte, arquitetura e design o museu é muito interessante. O valor do ingresso inteiro é R$ 4,00; R$ 2,00 para alunos com carteira de estudantes; menores de 12 anos e maiores de 60 não pagam.

Unilivre: no lugar de uma antiga pedreira construiu-se uma faculdade de ecologia. Proporcionando, em meio à cidade, um contato com a natureza, tem uma arquitetura muito original. O horário de visitação é das 8h às 19h.


Torre Panorâmica: com uma altura de mais de 103 m de altura, a Torre Panorâmica é um dos principais pontos turísticos de Curitiba porque de lá é possível ver toda a cidade, com uma vista privilegiada. Fica no bairro das Mercês.


Restaurante Madalosso: famoso pelo seu tamanho e considerado pelo Guiness Book o maior restaurante das Américas, o Madalosso é um antigo complexo de salões de restaurante italiano. Para os amantes da culinária ou os curiosos com o tamanho do restaurante, vale a pena passar por lá.

Nenhum comentário:

Postar um comentário